Simpósio Cometa 2018 discutirá as grandes epidemias da história

Enviado em: 25/07/2018

Realizado anualmente com alunos do 9º ano e Ensino Médio, o Simpósio do Cometa é pensado para que alunos, professores e pesquisadores se reúnem para discutir um tema científico específico. Em 2018, nosso simpósio trará um debate acerca das grandes epidemias da Humanidade. Com esse tema a equipe pedagógica do Colégio espera, a partir da análise dos fenômenos de saúde/doença, estimular uma discussão crítica sobre os diversos fatores condicionantes e determinantes dessas doenças na história.

Desta forma, ao estudar o comportamento das doenças em uma determinada comunidade, será possível discutir características importantes ligadas às populações, espaços físicos, tempo, condições sociais e culturais que levaram a ocorrência das doenças que mais proliferaram na história humana. Trata-se assim de um debate que transitará por diversos temas transversais, que envolvem diferentes disciplinas, como biologia, física, química e ciências.

O Simpósio também reunirá trabalhos diversos para demonstrar as impressões dos alunos sobre o assunto debatido, sob diversos ângulos e pontos de vista. A ideia é que o tema das grandes epidemias, trabalhados também em sala de aula, gerem um exercício de raciocínio entre alunos e professores sobre a origem científica de tais fenômenos e suas implicações na vida das pessoas, promovendo um espaço de discussão, reflexão e troca de experiência bastante animado.