Proposta Pedagógica | Ensino Médio

Proposta Pedagógica por Disciplina

A proposta do material didático para o Ensino Médio estimula o desenvolvimento de competências e de habilidades nos alunos, visando à formação de indivíduos comprometidos com os conceitos de ética e cidadania e com o mercado de trabalho. Além disso, as atividades propostas objetivam preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares do país.

Organizar as disciplinas em áreas de conhecimento é uma forma interessante de integrar as matérias e favorecer a aprendizagem de diferentes conteúdos por meio da interdisciplinaridade e da contextualização.

O aluno deverá compreender o significado das ciências, das artes e das linguagens como instrumentos de comunicação, exercícios de cidadania e de acesso ao conhecimento científico.

A organização das atividades otimiza o trabalho em sala de aula. Os exercícios propostos para o trabalho em classe são mais complexos, servindo de suporte para as duas outras seções de diferentes níveis de complexidade, sugeridas para o trabalho autônomo dos alunos em casa.

A nova estrutura do material do Ensino Médio do SER contempla todos os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, distribuídos em dois anos e meio, permitindo a revisão preparatória para os exames vestibulares no último semestre da terceira série.

Para tanto, produzimos um material de revisão com os conteúdos resumidos e questões recentes dos principais vestibulares do país.

Nas disciplinas de Inglês, Espanhol, Filosofia, Sociologia e Arte, os conteúdos estão distribuídos ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Conheça a proposta pedagógica das disciplinas que compõem o Ensino Médio.

Linguagens e Códigos

As disciplinas desta área do conhecimento (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e Arte) possibilitam ao aluno compreender a língua e as demais linguagens como recursos para a construção de significados. Dominar as linguagens como instrumentos de comunicação possibilita ao aluno o acesso ao conhecimento não só como conteúdo, mas também como competência que lhe permite dar sentido àquilo que aprende.

Língua Portuguesa

Formar leitores, ouvintes e produtores de texto competentes é a proposta maior deste material. Para atingir este objetivo, o conteúdo foi dividido em três frentes intimamente relacionadas: Gramática, Leitura e Produção de Texto e Literatura.

A primeira trata das estruturas gramaticais, enfatizando sua funcionalidade e levando o aluno a refletir sobre as possibilidades de seleção e combinação dentro dos sistemas disponíveis da língua. A segunda tem como meta tornar a leitura e a produção de textos atos conscientes, frutos de reflexão. A terceira, cuja ênfase recai nos textos literários, destaca a relação entre sociedade e arte, propiciando o desenvolvimento de um pensamento crítico e consciente e o aprimoramento de noções estéticas e estilísticas. Dessa forma, pretende-se colaborar para a formação da cidadania e preparar os alunos para a vida social, o que inclui também determinadas etapas da jornada estudantil, como avaliações do Enem e os próprios exames vestibulares.

Inglês

A proposta para o ensino de Língua Inglesa dá ênfase à leitura e à interpretação de diversos tipos de textos ingleses e norte-americanos, adaptados e autênticos, extraídos de livros, jornais, revistas, internet. Os módulos contam com uma rica seleção de atividades, elaboradas pelo autor ou retidas dos principais vestibulares do país.

Espanhol

Conteúdo completo, dinâmico e divertido, idealizado para atender às necessidades do estudante que quer aprender um dos idiomas mais utilizados no mundo de hoje. Apresenta grande variedade de textos, canções, atividades orais e escritas, entre outros recursos, como questões de vestibulares.

Arte

Neste material, a História da Arte é trabalhada como meio de conhecimento e compreensão dos processos histórico-culturais humanos. Além do foco na produção artística ocidental, especialmente nas manifestações brasileiras, há leituras complementares a respeito de obras do Oriente – como Índia, Japão e China – e um capítulo especial sobre a arte africana. Atividades favoráveis ao exercício do trabalho em grupo, propostas de pesquisa, imagens reproduzidas com ótima qualidade e questões de vestibular enriquecem ainda mais o material.

Matemática e Ciências da Natureza

As disciplinas devem construir um dialogo permanente entre suas afinidades, propondo a reflexão acerca de problemas da realidade, para que os alunos compreendam, interpretam e, então, proponham soluções. O material é organizado de forma a evidenciar as relações entre as diversas disciplinas e as áreas do conhecimento.

Matemática

O aluno é convidado a iniciar de forma intuitiva o trabalho com conceitos matemáticos que, em seguida, são aplicados na resolução de problemas do mundo real. A proposta de Matemática prioriza os exercícios e problemas que envolvem contextualização, integração dos temas matemáticos e interdisciplinaridade. Organizado em duas frentes, Álgebra e Geometria e Trigonometria, o material traz grande variedade de exercícios, sempre levando o aluno a refletir, constatar, descobrir.

Física

Com linguagem simples e redação concisa, apresenta o estudo da Física como uma das maneiras de conhecer o mundo, de compreender a natureza, e não como um fim em si mesmo. Espera-se que isso possa auxiliar o estudante em suas tentativas espontâneas de desvendar o meio natural, tornando-o mais ameno e mais próximo da linha científica do estudar e do aprender. O enfoque principal da obra é analisar os conceitos básicos da Física, dando ênfase às suas leis gerais e destacando as aplicações dessa ciência, relacionando-a com o cotidiano dos alunos.

Química

A proposta de Química privilegia o olhar investigativo e a postura crítica dos alunos. Com linguagem simples e objetiva, aliada à variedade de imagens e textos complementares, os autores estimulam o aluno a identificar a Química nos fenômenos do dia a dia e a reconhecer a importância da ciência no mundo.

Biologia

O material aborda os conteúdos em nível crescente de complexidade. Os temas atuais e contextualizados levam o jovem a uma compreensão dos conceitos da Biologia e dos avanços tecnológicos, ressaltando seus impactos na sociedade contemporânea. A qualidade das imagens e as temáticas abordadas garantem maior interesse e participação dos alunos. Na revisão, os autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares retomam o conteúdo em linguagem acessível e objetiva, ilustrada com diversidade de esquemas e fotos.

Ciências Humanas e Sociais

A aprendizagem significativa privilegia a contextualização dos conhecimentos, aspecto que está ligado à motivação de aprender e de dar sentido aos aprendizados no cotidiano dos alunos.

Nessa área não são descritos somente conteúdos, mas competências pessoais, intelectuais e sociais que o aluno deverá desenvolver em seu percurso pelo Ensino Médio, favorecendo sua formação como cidadão e a preparação para o ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho.

História

Fatos históricos do Brasil e do mundo são abordados por meio de uma linguagem clara, objetiva e instigante, convidando o aluno a relacionar acontecimentos do passado a situações do presente. O texto principal de cada capítulo é complementado por mapas, imagens, documentos, atividades interdisciplinares e reflexivas, indicações de filmes e livros. Enfim, um conjunto de recursos e ferramentas para analisar e interpretar criticamente valores construídos ao longo do tempo e, consequentemente, a realidade vivida atualmente.

Geografia

Material completo, que sistematiza o conteúdo do Ensino Médio com base numa visão crítica e atualizada da ciência geográfica. Mapas, gráficos, fotos e ilustrações complementam as informações dos textos. Apresenta questões do Enem e dos principais vestibulares do país.

Filosofia

A obra, organizada a partir de temas filosóficos diversos, apresenta grandes embates da história do pensamento, estimulando o raciocínio, a reflexão, a crítica, a curiosidade e o interesse pela cultura. Com diversidade de imagens, leituras e sugestões de filmas, o material amplia o universo conceitual do aluno e o prepara para as questões do mundo contemporâneo.

Sociologia

Material prático, acessível e completo, essencial para a formação do aluno como cidadão ativo na sociedade. Os textos e as atividades propostas são subsídios para o aluno entender importantes temas da atualidade e se posicionar no meio em que vive. Apresenta questões de vestibulares e sugestões de trabalhos com filmes.

Atividades Interdisciplinares para o Enem

O caderno com Atividades Interdisciplinares oferece propostas de atividades contextualizadas para as áreas de Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, visando preparar os alunos do Ensino Médio para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Trabalhando os cinco eixos cognitivos – dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situaçõesproblema, construir argumentação e elaborar propostas -, poderá ser utilizado em horário complementar, favorecendo o trabalho interdisciplinar entre os professores de cada área.

O material apresenta ainda sugestões para a produção de textos e questões de Inglês e Espanhol.