Proposta Pedagógica | Ensino Fundamental II

A proposta de Língua Portuguesa favorece o desenvolvimento da competência da leitura e da produção dos diversos gêneros textuais.

Atividades de leituras, estudo do texto, produção textual, reflexão sobre a língua e compreensão das irregularidades do sistema ortográfico são apresentados na medida certa. A gramática é abordada de forma clara e gradual, permitindo ao aluno compreender a estrutura e os mecanismos da língua. Além do trabalho apresentado no material, há também um Suplemento de Gramática para cada ano das séries finais.

Para cada ano, ainda, é sugerido um Projeto de Leitura, com atividades coletivas, interativas e lúdicas.

Apresenta uma proposta de Matemática que resgata os conhecimentos prévios dos alunos e trabalha conceitos por meio de problemas contextualizados, trazendo atividades que estimulas a experimentação e a reflexão.

Uma proposta pedagógica inovadora que estimula o aluno a construir gradativamente o conhecimento matemático e aplicá-lo em situações cotidianas e em outras áreas do saber. Contempla quatro grandes eixos temáticos: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação.

Com a abordagem crítica e atual, a proposta de História estimula o aluno a participar ativamente da análise dos fatos históricos.

O material propõe ao aluno diversas situações de discussão de temas do presente, relacionando-os ao passado, estimulando o hábito da leitura e da interpretação de textos e desenvolvendo habilidades de pesquisa e de trabalho coletivo.

Destaca-se ainda a riqueza de fontes históricas e de imagens reproduzidas.

O material de Geografia, em versão reformulada e atualizada, traz novos textos didáticos, atividades contextualizadas e riqueza de mapas, gráficos e fotos, que consolidam uma metodologia que privilegia o desenvolvimento da cidadania e leva o aluno a conhecer o mundo e a posicionar-se em relação a ele.

A visão crítica e renovada do estudo da Geografia, baseada na compreensão das relações sociedade-espaço, foi preservada e ampliada com mais informações, fatos e dados estatísticos atualizados.

A proposta de Ciências desenvolvida pelo autor caracteriza-se pelo rigor conceitual. O material permite ao aluno desenvolver habilidades, bem como espírito crítico e responsabilidade em relação ao meio ambiente e à sociedade.

A organização e a progressão do conteúdo da obra de Educação Física, disponível para o professor, consideram e respeitam o desenvolvimento físico e psíquico dos alunos, promovendo a reflexão sobre situações-problema típicas do cotidiano de crianças e jovens.